Blogroll

Cidadania e Etica.

Cidadão De Papel 9°B.

Cidadania

É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos politicos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Etica.

É o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao , ao carácter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia classica, a ética não se resumia à moral ,mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluia a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafisíca estética, na lógica, na dialetica e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes politíca, e até mesmo educação fisíca e dietíca, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.


No projeto da 1° Unidade o Cidadão de Papel nosso tema er Cidadania e etica Vamos aborda o tema O ADOLESCENTE NA ATUALIDADE.

Tópicos:

* O que é Cidadania

* O que é Etica

*O estatudo do adolescente

* As estatísticas de Violencia

* As Reinvidicações

* As leis

* O adolescente na atualidade.

Adolescência

é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social- e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competência que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Vamos entender um pouco mais sobre o tema abordado com o video abaixo.



Sexualidade e a Adolescência.

A sexualidade, uma das características mais importantes do ser humano, está presente desde os primórdios da vida. O ser humano é movido por suas pulsões libidinais direcionadas à busca do prazer e estas se manifestam muito precocemente. Manifestações sexuais podem ser visualizadas em imagens ultrassonográficas de fetos do sexo masculino, como por exemplo a ereção peniana. Já as meninas desde os primeiros dias de vida apresentam lubrificação vaginal. Estes comportamentos são uma demonstração da potencialidade biológica para o desenvolvimento da sexualidade. Sensações sexuais estão presentes durante todo o desenvolvimento da criança, desde a amamentação até o início pubertário, quando então há uma intensificação destas sensações. É com a chegada da puberdade, com o desenvolvimento físico, que o ser humano se torna apto a concretizar a sexualidade plena através do ato sexual propriamente dito, que permite tanto obter prazer erótico como procriar.

O adolescente e as Redes Sociais

Na última dércada, a Internet sofreu um grande crescimento. De acordo com um estudo, em Portugal existem cerca de 3.839 mil utilizadores da Internet, pelo que o serviço é mais utilizado por jovens com idades entre os 15 e os 24 anos.

Assim, existem milhares de jovens que se expõem na Internet sem quaisquer cuidados, expondo muitas vezes a sua própria privacidade, dos seus familiares e amigos.

As redes sociais como o facebook, hi5 ou orkut, possibiliatm a partilha de fotos, dados, e amigos. Ao tornar estes dados públicos a desconhecidos, pode levar a casos extremos como roubos, violações ou raptos.

As redes sociais são fascinantes, possibilitam a socialização e sobretudo, faz com as pessoas nunca se sintam sós, contudo é importante que haja prevenção para que estas ameaças não se tornem reais.


 
Fase dificil,

Na qual queremos na maioria das vezes algo impossivel.

Algo proibido.

E a dor de nao poder ter é indiscritivel.

Não analisamos se o que queremos é certo ou errado.

Apenas queremos,

E para nós é preciso que tenhamos.

Como se fosse algo para nos completar.

E quando não conseguimos, nos frustamos.

Nos trancamos em um quarto, choramos.


Componentes:
*Lavinya viana

*Larissa Leão

*Camila kelly

*Anne Karoline

*Vitoria parana

*Larissa Ataide

*Nicolle ribeiro

*Raiane de Jesus

0 comentários:

Postar um comentário